Tudo sobre o Supra, o Toyota mais rápido da história (2024)

Esse lance de sinergia parece ser um jargão restrito ao mundo corporativo, mas de vez em quando pode dar em algo excitante. É o caso da parceria estratégica entre Toyota e BMW, que dividiram os custos de desenvolvimento de uma nova geração de esportivos. O primeiro rebento a ser gerado por esse casamento nada burocrático foi o BMW Z4. Agora, chegou a vez do novo Toyota Supra.

saiba mais

PRIMO ALEMÃO: BMW REVELA A NOVA GERAÇÃO DO CONVERSÍVEL Z4

ACHADO USADO: ENCONTRAMOS UM SUPRA COM MOTOR SEIS CILINDROS

PARCERIA: TOYOTA SUPRA E BMW Z4 COMPARTILHAM A MESMA BASE


O cupê teve várias encarnações, mas saiu de linha em 2002 sem deixar substitutos. Tal como o Honda NSX, muitos anos se passaram sem um herdeiro. E os anos de espera valeram a pena. O Supra tem tudo para conquistar o lugar do antecessor na cultura pop, com direito a participação no filme Velozes e Furiosos (2001).

Tudo sobre o Supra, o Toyota mais rápido da história (1)


Para garantir seu estrelato, a motorização é a mesma do Z4, um 3.0 turbo em linha com 335 cv e 50,4 kgfm, associado a um câmbio automático de oito marchas. As tradições bíblicas dos seis cilindros e tração traseira não são caras somente ao pessoal da BMW, uma vez que o Supra utilizou o mesmo tipo de conjunto nas gerações passadas - foram cinco, no total.Do BMW também vieram alguns trejeitos, o melhor deles o equilíbrio dinâmico. A distribuição de peso é dividida igualmente entre os eixos.

O resultado do casamento foi brutal. A Toyota afirma que o Supra é o seu carro mais ligeiro da história, alcançando aceleração de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente - uma característica dos alemães.Do BMW também vieram alguns trejeitos, o melhor deles o equilíbrio dinâmico. E a sonoridade! Dê uma olhada no vídeo abaixo para ouvir uma palhinha do seis em linha.

Não poderia ser diferente. O antigo Supra de quarta geração comeu muitos esportivos europeus no café da manhã. A aceleração de zero a 100 km/h não levava cinco segundos e o cupê tocava nos 285 km/h de máxima.

O desenho (polêmico para alguns) é basicamente uma cópia do conceito FT-1 apresentado em 2014 pela equipe de desenhistas do estúdio da japonesa na Califórnia. Ele não guardou muito dos anos 90, embora a Toyota diga que se inspirou nele na criação. O primeiro carro esportivo da marca teria sido a outra musa, o Toyota 2000 GT (1967), que inspirou o teto com duas bolhas (para abrir mais espaço para cabeças e capacetes).

Tudo sobre o Supra, o Toyota mais rápido da história (2)

Por mais que não seja consenso, o design ao menos oferece saudosistas que fazem a alegria dos entusiastas dos cupê: o capô ultralongo e a posição de dirigir quase sentada sobre o eixo traseiro.

Para acentuar a esportividade, as atenções da cabine estão todas voltadas para o motorista. A sensação de se estar em um co*ckpit é acentuada pelo desenho do painel e do console. A versão de lançamento (Launch Edition) é ainda mais esportiva e tem decoração bicolor e ostenta bancos esportivos do tipo concha, cujo revestimento do tipo Alcantara segura melhor o corpo nas manobras mais agressivas, tal como as seções acolchoadas do console.

Tudo sobre o Supra, o Toyota mais rápido da história (3)

O quadro de instrumentos é formado por um visor colorido de alta definição. Como em outros esportivos de boa família, o visor deixa o conta-giros no centro do palco. Caso você não queira tirar os olhos da via, há ainda um Head-Up Display para projetar informações da direção e também da navegação.

A central multimídia pode vir em dois tamanhos: 6.5 polegadas e 8.8 polegadas, essa última controlada por toques na tela - a outra é por botões no console. Além disso, há opção de sistema de som premium da JBL com 12 alto-falantes.

Tudo sobre o Supra, o Toyota mais rápido da história (4)

O subchassi dianteiro da suspensão e os pontos de conexão do braço de controle são extremamente rígidos, para dar aquele jeito afiado nas entradas de curva. A suspensão traseira é do tipo multilink e, tal como a parte frontal, conta com peças em alumínio.

As rodas forjadas aro 19 vêm de série e calçam grudentos pneus Michelin Pilot Super Sport 255/34 na dianteira e 275/35 na traseira. O enorme jogo de rodas permite usar discos de freio ventilados do tamanho de uma pizza média, com pinças de quatro pistões da Brembo dos frontais. Nada melhor para refrear tamanho desempenho.

Tudo sobre o Supra, o Toyota mais rápido da história (5)
Tudo sobre o Supra, o Toyota mais rápido da história (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Van Hayes

Last Updated:

Views: 6762

Rating: 4.6 / 5 (46 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Van Hayes

Birthday: 1994-06-07

Address: 2004 Kling Rapid, New Destiny, MT 64658-2367

Phone: +512425013758

Job: National Farming Director

Hobby: Reading, Polo, Genealogy, amateur radio, Scouting, Stand-up comedy, Cryptography

Introduction: My name is Van Hayes, I am a thankful, friendly, smiling, calm, powerful, fine, enthusiastic person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.